07 Razões Para Você Fazer Caminhada Regularmente

A caminhada quando praticada regularmente tem a capacidade de reduzir o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Também é capaz de manter o controle do peso ideal e amenizar as dores crônicas, como, por exemplo, a fibromialgia. Recomenda-se que os adultos devem fazer, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada por semana, bem como dois dias de treinamento de resistência. Uma pesquisa constatou que a esmagadora maioria das pessoas não cumprem o mínimo de exercício físico recomendado.

Para ajudar você a entrar no ritmo da atividade física, listamos sete razões pelas quais você deve inserir a caminhada na sua rotina diária.

Evita o excesso de peso

Pessoas que caminham para o trabalho têm menor risco de obesidade, de acordo com um estudo. Caminhar 20 minutos por dia pode reduzir o risco de morte prematura em 30%. Cerca de 30 minutos de caminhada por dia queima 150 calorias, o que pode ajudar a reduzir o excesso de peso.

Dr. Drauzio Varella explica as causas da obesidade:

 

 

Caminhar ajuda a prevenir a diabetes

Caminhar regula os níveis de açúcar no sangue, o que mantém os níveis de insulina baixos e a diabetes controlada. Andar a pé por 15 minutos após as refeições ajuda a regular os níveis de açúcar e é tão eficaz quanto uma caminhada de 45 minutos por dia, de acordo com um estudo recente.

Se você sofre de diabetes, encontre informação adicional no site: https://saudeweb.com.br/glicozol-funciona-ele-previne-o-desenvolvimento-do-diabetes/

É bom para a saúde do coração

Todo mundo sabe que no ranking dos exercícios físicos, correr é melhor do que andar, certo? Não necessariamente, e especialmente quando se trata da saúde cardiovascular. Um estudo descobriu que os praticantes de caminhada que percorrem a mesma quilometragem que os corredores desfrutam de benefícios similares, tais como: redução da pressão arterial alta, do colesterol alto e da doença cardíaca coronária. Apesar de ter demorado o dobro do tempo para percorrer a mesma distância, a caminhada pode ser uma atividade mais sustentável e acessível do que correr para a maioria das pessoas, especialmente para aqueles que estão sedentários ou muito acima do peso.

Leia Também: Benefícios da batata doce e porque consumi-la

Qualquer pessoa pode praticar

Grávida? Obesidade mórbida? Hipertenso? Caminhar é uma atividade suave para a maioria das pessoas que têm estas condições, e os médicos concordam, além disso a atividade ainda pode ajudar a aliviar as dores crônicas – mesmo que você comece caminhando apenas dois minutos por dia.

Reduz o estresse e protege contra a depressão e a ansiedade

Manter o seu corpo em movimento é uma boa maneira de liberar endorfinas, um conjunto de neurotransmissores que dão a sensação de felicidade e euforia. É por isso que a caminhada é recomendada para ajudar a melhorar os sintomas da depressão leve ou moderada. Andar rapidamente por 35 minutos cinco vezes por semana, ou 60 minutos, três vezes por semana, tem uma influência significativa sobre os sintomas da ansiedade e da depressão.

Ajuda a dormir melhor à noite

A atividade física regular melhora a qualidade do sono, e dormir bem, por vez, ajuda você a ficar ativo e disposto durante o dia. É um ciclo positivo que pode melhorar a sua qualidade de vida de várias maneiras.

Andar a pé é acessível para todos

Você pode praticar em qualquer lugar. Tudo que você precisa é um par de tênis confortável, para começar!